
Experiência Somática
É uma abordagem que busca a exploração consciente e intencional do corpo para ampliar a consciência sensorial, identificar padrões comportamentais, emocionais e dores crônicas.
Valoriza a sabedoria inata do corpo e a capacidade de se auto-regular e curar.
Possibilita uma maior conexão do indivíduo com seu próprio corpo, permitindo uma livre expressão das emoções e sentimentos que muitas vezes são reprimidos no cotidiano social, promovendo a liberação de tensões e cargas emocionais contidas.
Pode ser realizada presencialmente ou online.
Trabalho com trauma
Nessa abordagem compreende-se que os traumas não são apenas psicológicos, são desencadeados também pela dificuldade ou incapacidade do corpo de responder fisiologicamente ao evento vivido.
Ou seja, se vivenciamos um assalto e nosso corpo paralisou de medo na situação, e após o evento esse estresse não foi liberado pelo corpo, há um potencial para o desenvolvimento de um trauma.
Se no momento do nascimento houve uma interrupção do movimento que o bebê buscava completar em um parto normal e é retirado por cesárea de urgência, o corpo guardará os registros desse evento, gerando sintomas e formas de reação às situações da vida.
Através do trabalho com a Experiência Somática é possível ajudar o cliente a expressar e liberar de forma segura todos os registros traumáticos que o corpo armazenou. Dessa forma, encontramos um novo significado para o sofrimento vivido, aumentamos a resiliência para o manejo de situações estressantes futuras, e ampliamos a capacidade de engajamento social e afetivo.
Situações potenciais para o
desenvolvimento de traumas:
Abuso sexual, físico ou emocional
Acidentes (carro, atropelamento, afogamento...)
Assaltos
Conflitos emocionais, físicos, institucionais
Desastres naturais
Guerras, Tiroteio, Operação policial, Tráfico
Negligência
Perdas, mortes violentas
Procedimentos médicos invasivos, Anestesia geral
Trauma de nascimento