O que é Constelação Familiar Sistêmica
- Ana Paula Klein

- 23 de fev. de 2017
- 1 min de leitura
Atualizado: 10 de fev. de 2020

A Constelação Familiar é uma técnica terapêutica que possibilita ampliarmos o olhar para dinâmicas, padrões de comportamento, e crenças de nosso sistema familiar.
O funcionamento do sistema familiar influencia diretamente no modo como eu vivo a vida, no modo como crio e cultivo meus relacionamentos e no modo como me relaciono com trabalho e profissão.
A riqueza e a potência dessa técnica é que podemos identificar padrões familiares inconscientes, não ditos, situações não evidentes. Revela de forma fenomenológica a consciência familiar que abarca muitas gerações.
Em um primeiro momento nós buscamos informação.... é como fazer um diagnóstico: qual o problema? O que está bloqueando minha vida? Tentamos encontrar os motivos, a origem de dificuldades que impedem que minha vida floresça, prospere, flua. Por ex: Porque não consigo um namorado? Porque não consigo estabelecer uma relação amorosa? O que acontece que há sempre conflitos com colegas de trabalho? Faço investimentos profissionais, mas nunca tenho sucesso, etc....
Após a identificação de qual o problema, buscamos reconhecimento e aceitação de situações, acontecimentos na família e comportamentos de alguns membros. O objetivo é liberar o indivíduo de destinos difíceis, doenças, relações conflituosas, e medos que tem origem no passado da história familiar. Trabalhamos para uma reconciliação e libertação, onde abrimos espaço para uma vida mais plena assumindo o nosso lugar nesse grande sistema familiar sem reproduzir padrões.
A Constelação Familiar é uma técnica que permite um novo olhar, revela o desconhecido, amplia nosso conhecimento e percepção sobre o funcionamento e modos de ser e agir de nossa família.
É realizada em um encontro, individual ou em grupo, e podem ser trabalhados diversos temas.
Ana Paula Klein



