Sobre as mães e o sucesso na profissão
- Ana Paula Klein

- 29 de abr. de 2017
- 2 min de leitura

Nosso primeiro encontro com o mundo é mediado pela nossa mãe. Após ficar 'hospedado' em seu ventre, somos nutridos por seu leite. Dessa forma recebemos a vida. Receber a mãe é receber a vida, e esse movimento é ativo. Precisamos chorar para receber cuidado, precisamos sugar o peito para que venha o leite, precisamos nos alegrar com os afetos que nos são dirigidos.
Esse movimento de abertura e troca de contato e amor nos prepara para a felicidade e o êxito na vida. Na abordagem sistêmica compreendemos que a aceitação de tudo o que foi recebido da mãe terá relação direta com o que se recebe do trabalho e profissão. Quando rejeitamos a mãe que temos, ou o que nos foi dado, rejeitamos também a profissão. Quando excluímos aspectos/partes, dessa primeira doação da vida, excluímos a felicidade e o sucesso.
O sucesso chega à nós quando honramos nossa mãe. Esse movimento é profundo, não estamos falando aqui de uma boa convivência com nossa mãe, tratamos aqui de um reconhecimento do recebimento da vida como uma oportunidade de experimentar a existência e construir nossa própria história. Entretanto, as vezes, há um movimento interrompido em direção à mãe. A criança precisou da mãe e ela não pode corresponder (por ex. um afastamento por doença, trabalho, viagem...) o que pode gerar no filho uma dificuldade em receber a vida e posteriormente criar obstáculos para o sucesso no trabalho, na profissão, na empresa...
O encontro com o êxito na profissão exige uma atitude ativa de caminhar em direção a ele e não esperá-lo chegar passivamente... Para isso, devemos caminhar, também ativamente, em direção à nossa mãe indo para além das relações cotidianas. Isso significa que podemos não conhecer, ou conviver mais com nossa mãe, mas olharemos para além desse encontro, sentiremos em nossa alma a celebração da vida que nos foi dada. Assim, abrimos espaço para trabalhos bem sucedidos.
Ana Paula Klein
Bibliografia:
Hellinger, Bert. Êxito na vida, êxito na profissão. Editora Atman; 2011.



